Conheça as principais causas de entupimentos em tubulações residenciais

Os entupimentos vem se tornando recorrentes não só em tubulações de esgoto de prédios e residências antigas, mas também em construções mais atuais, isso ocorre não somente a problemas nas tubulações, muitos destes problemas são ocasionados pelo mal uso do sistema de esgoto.

 

Gordura e restos de alimentos

Entupimentos de tubulações de pias de cozinha por exemplo, ocorrem na maioria das vezes pelo acumulo de gordura e alimentos, tal problema pode ser evitado simplesmente não despejando gordura utilizando a grelha da pia durante a lavagem da louça.

Grelha de Pia

Grelha de Pia

 

Soda Cáustica

A soda caustica é outra causa recorrente de entupimentos, pois a mesma tende a se encrostar nas paredes da tubulação, muitas pessoas utilizam a soda com o intuito de remover a gordura, isso pode até solucionar o entupimento parcialmente no curto prazo, mas a longo prazo ela se acumula nas paredes da tubulação ocasionando entupimentos complicados de serem resolvidos. Outro problema que pode ocorrer é que ela quando misturada com a gordura se solidifica formando algo parecido com o famoso sabão em pedra que nada mais é que a mistura de soda caustica com gordura,( veja aqui um vídeo que ensina a fazer sabão com soda caustica e oleo de cozinha), o que dificulta ainda mais um desentupimento posterior da tubulação.

 

Cabelo

Em pias e ralos de banheiros o entupimento mais recorrente é sem dúvida pelo acumulo de fios de cabelo na tubulação, infelizmente não há muito que se possa fazer a respeito pois a queda de cabelo é um processo natural principalmente durante o banho, e nesse caso nem a grelha do ralo consegue prevenir.

 

Fio dental

O descarte do fio dental na pia do banheiro também é um grande problema, sendo este um dos principais causadores de entupimentos de tubulações de esgoto do banheiro, o fio dental assim como o cabelo não se disolve na agua portanto ao longo do tempo o mesmo se acumula na rede causando enormes transtornos.

 

Papel Higiênico

Outro entupimento recorrente em residências é o acumulo de papel higiênico nos vasos sanitários, isso ocorre pois muitas pessoas pensam que o papel higiênico se dissolve na agua do vaso sanitário, a verdade é que nem o vaso sanitário e nem o sistema de esgoto brasileiro está preparado para o descarte de papel higiênico. Em alguns países o sistema de esgoto é preparado para isso além do próprio papel ser feito para este fim. Infelizmente o mesmo não ocorre no Brasil.

 

Pequenos Objetos

Quem nunca derrubou a tampinha da pasta de dentes no ralo da pia do banheiro? Este problema também é um dos campeões em chamados aqui na Abaiti Desentupidora, em alguns modelos de pia de banheiro a grelha do ralo é aberta e grande o suficiente para que alguns objetos de pequeno porte passem até a tubulação e o acumulo de tais objetos pode facilmente causar entupimentos complicados de serem resolvidos pois nem sempre eles ficam presos no sifão, geralmente tendem a acumular em curvas na tubulação dificultando e muito a remoção dos mesmos, pois mesmo com a maquina roto rooter objetos pequenos são complicados de serem presos pelas molas de desobstrução, o que costuma resolver tal problema é a aplicação de um hidrojato de alta pressão, que faz com que os detritos sejam empurrados para fora da tubulação, mas em casos extremos faz-se necessário quebrar a parede ou piso para a substituição ou desobstrução da tubulação afetada. Por isso é muito importante a utilização de uma grelha de ralo de bom tamanho que evite a passagem de pequenos objetos, mostrando assim que a prevenção sempre é a melhor solução.

 

Links Interessantes

Confira abaixo algumas reportagens sobre o assunto que podem complementar sua leitura

Além dessas dicas recomendamos você a ficar de olho em nosso blog pois sempre estamos atualizando com novas dicas e noticias interessantes relacionadas a saneamento e a meio ambiente!

Alguns posts que também podem ser de seu interesse