Contaminação dos Lençóis Freáticos

Os lençóis freáticos são lençóis subterrâneos de água. Estes lençóis são alimentados pelas águas doces das chuvas e podem ter proporções enormes. Para ter uma ideia de sua importância, basta dizer que seu volume chega a ser cerca de 100 vezes maior do que todo o volume de águas superficiais (rios, lagos e lagoas). Estes verdadeiros mares subterrâneos de água doce estão a profundidades que variam de 500 a 1000 metros de profundidade, normalmente em áreas de difícil exploração.

Como podemos ver, eles são de grande importância, porém estão sendo cada vez mais poluídos. E pior do que a poluição que a gente vê é a poluição que a gente não vê. Assim a poluição dos lençóis freáticos é grave, aumenta
dia-a-dia e começa a preocupar. Motivo: a despoluição de um lençol
freático leva mais de 300 anos. Dá pra acreditar?

A ação do homem vem contaminando os lençóis freáticos de várias formas, assim como o posto de gasolina, já que os tanques desse tipo de estabelecimento ficam enterrados no solo. Além de sofrerem a ação do tempo, pode acabar havendo vazamento de gasolina, álcool e óleo diesel, essas substâncias químicas  podem penetrar e contaminar poços próximos.

A destruição da mata também é um vilão das reservas subterrâneas de água. Porque a cobertura vegetal permite que uma quantidade maior de águas das chuvas penetre o solo. Sem a sombra e o frescor da vegetação, as águas das chuvas evaporam rapidamente.

Como a água subterrânea se mantém fora do alcance das nossas vistas, pode-se tornar contaminada gradualmente, sem despertar a nossa atenção, sendo muitas vezes tarde de mais para reverter o dano causado pela poluição.

A melhor forma de garantir água potável, é tomar cuidado com substâncias que possam contaminar o solo e lençol freático e principalmente preservar o verde.

Alguns posts que também podem ser de seu interesse