Aprenda a detectar vazamentos em sua residência!

Você sabia que 45% da água tratada no Brasil é desperdiçada, e grande parte desse desperdício são os vazamentos de água nas tubulações, e que essa mesma água poderia abastecer cerca de 35 milhões de habitantes durante um ano no brasil?

Nem sempre nos damos conta que um simples vazamento de uma torneira ou chuveiro pode causar uma grande desperdício, cerca de 3,2 litros de água em apenas um dia. Agora pense nesse vazamento durante um mês e até mesmo um ano, a quantia de água desperdiçada é imensa. Abaixo listaremos os tipos mais comuns de vazamentos:

Vazamento de água pluvial:

Esse tipo de vazamento ocorre no sistema de coleta de água, ele pode ser mais notado em dias com muita chuva.

Vazamento de água servida:

Esse tipo de vazamento é aquele que se nota o agravamento em certos horários do dia.

Vazamento de água potável:

Esse tipo de vazamento é mais constante, pode se notar perda de água em válvulas de descarga, ocasionando pingos de água em lajes e paredes.

Vazamento por falhas na impermeabilização:

Esse tipo de vazamento ocorre normalmente quando há falhas de construção, como por exemplo nos rejuntes.

Vazamentos atípicos:

Esse tipo de vazamento é mais raro e ocorre em determinadas épocas do ano, muitas vezes é causado por variações de temperatura, pois pode causar alterações nos matérias das tubulações.
Agora que você já sabe dos mais variados tipos de vazamentos, aprenda com detectar o vazamento em seu imóvel.

O horário mais indicado é no período da noite, pois não causa transtornos aos usuários do local, deixe os registros abertos e feche bem todas as torneiras, e não utilize mais a agua do imóvel, incluído o vaso sanitário. Feito isso vá até o hidrômetro e anote os números pretos e vermelhos, já no outro dia antes de utilizar a agua verifique se os números do hidrômetro continuam iguais aos anotados.

Outra forma de detectar vazamentos é secar toda a água do vaso sanitário, e não utiliza-lo por um período de meia hora, caso apareça água nesse período é sinal de vazamento, seja pela válvula ou pela caixa acoplada de descarga.

Agora que você já sabe como detectar vazamentos basta chamar um encanador qualificado de sua confiança para resolver o problema e evitar o desperdício de água. O seu bolso e o planeta agradecem!

Alguns posts que também podem ser de seu interesse